sábado, 29 de janeiro de 2011

A tradição que evolui.

A concepção sambística nasce a partir dos dados que trazemos do passado. E muito se fala de como o carnaval evoluiu. E não por conta da mídia, mas pelo trabalho que foi feito lá trás, quando ainda se pensava no carnaval de rua, que deu abertura para que hoje tenhamos um lugar para o desfile, o sambódromo.

O dinheiro da prefeitura, as fortes manifestações dos sambistas, que muito sofreram para chegar até aqui, são os ingredientes de hoje, da grandiosidade, do glamour.

A festa de Momo não mais é preconceituosa aos olhos da sociedade rica, que muito agregou, deixando de lado velhos conceitos. No entanto quando falamos de certos pontos do samba alguns ainda são difícies de abordar. Como andamento do samba. Dá pra mudar? Não dá. E os mais antigos, como o saudoso Seu Nenê e o veterano Seu Carlão da Peruche, sempre acharam que é "muito pra frente". Mas o que seria do samba sem a evolução? Nada, porque se tudo evolui, temos que evoluir também.

A cidade cresceu, e veio a mídia e os artistas, o estranho é que aqui em São Paulo isso é menos aceito do que no Rio. Lá os artistas participam dos ensaios sem problemas, convivem com os componentes, deveria ser normal aqui também.

As Rainhas de Bateria, na sua grande maioria, são atrizes e estão à frente das baterias nos ensaios, e na avenida brincam, encantam, e acima de tudo, respeitam quem é da comunidade. Várias me chamam a atenção mas, Paola Oliveira, na bateria da Grande Rio, em 2010, não me deixou dúvida de que não é preciso sambar muito e curtir com a escola, apresentar a bateria, ser elegante, e comprometida, são boas combinações para uma Rainha de Bateria.

Foto: AgNews

Obviamente que a tradição é sim necessária, e Mestre Tadeu é a prova disso, sempre fez questão de ter uma mulher negra, da comunidade, como Rainha de sua bateria. No entanto, ele deixa claro que é de bom gosto trazer pessoas que façam diferença. É o caso de nossa Madrinha de Bateria, Maria Rita, que tanto abrilhanta os palcos, hoje está representando a Bateria do Vai-Vai. E, com toda sua elegância, que mostrou num dos ensaios, deixou claro seu respeito e carinho ao cumprimentar a bateria, num gesto singelo, mas lindo. Afinal, respeito é tudo.
Mestre Tadeu e Maria Rita, a prova da evolução.

Portanto caros, mostrar carinho e respeito para com aqueles que fazem a escola o ano todo é um ótimo sinal. E tradição e evolução podem sim andar juntas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário