terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Passista!

O significado da palavra passista que está no dicionário é: “Pessoa que faz passo de Carnaval”. Simples, né? Se não fosse pelo fato de muitos nos chamarem de MULATAS, que tem outro significado: “Filha de pai branco com negra, ou vice-versa”. Ou pior, a forma pejorativa: “Mula”.

Ser passista de escola de samba está intrínseco que estas fazem parte do desfile, coordenadas por uma passista que cuida da ala, e estas podem, na maioria das vezes, fazer parte de shows das suas entidades carnavalescas. Deveriam também saber e entender de carnaval, da história, de comportamento perante a bateria, aos mais velhos, ao pavilhão. No entanto, não vejo essa vontade nas novas passistas.

Acredito que o maior de todos, e que felizmente, ou infelizmente, por usar esse termo: “MULATAS DO SARGENTELLI”. Mas de fato grandes passistas passaram por Sargenteli. Que criou grandes espetáculos com belas mulheres, negras, pardas e mulatas. A quem diga que sua sobrinha, Sandrinha Sargentelli, siga seus passos. Porém, ele foi de fato uma celebridade e até hoje muitos tentam imitá-lo.


O que devemos buscar cada vez mais é a evolução em relação ao samba, ser passista não é difícil, complicado é ser sambista. É defender o pavilhão de suas escolas, independentemente de qualquer coisa que ocorra, poucas pessoas fazem isso com total clareza, e sem depreciar as agremiações. E muitas usufruem do mercado de shows, utilizando-se de nomes dos quais nem no dicionário existe. Por isso cabe a nós nos defendermos.

                                         Solange Couto, a mais famosas das " Mulatas do Sargentelli"

Aliás, existe diferença entre Rainha de Bateria, Madrinha de Bateria, Madrinha da Escola, Musa, enfim, mas isso é outro post.




Fonte:

http://www.dicio.com.br

http://www.dicionarioinformal.com.br/

http://www.priberam.pt/dlpo

http://www.trash80s.com.br/2009/12/homenagem-as-mulatas-do-sargentelli/



Nenhum comentário:

Postar um comentário